Como saber se o seu fundo é barato?

0
638

Qual a relação entre a Taxa de Administração e a volatilidade de um fundo? Nesse vídeo trazemos uma forma de analisar o custo de gestão de um fundo. O 2 com 20 é uma referência das duas taxas cobradas por um fundo. 2 significa 2% de Tx Administração e 20 significa os 20% de Tx Performance.

Segue abaixo uma breve explicação das Taxas e da Volatilidade…

Taxa de Administração e Performance
As taxas de administração e performance são as receitas do fundo. As taxas são pagas à gestora, que é responsável por pagar os outros fornecedores do fundo como o administrador e o custodiante. As taxas são provisionadas diariamente, por isso a cota do fundo é líquida de taxas.

TAXA DE ADMINISTRAÇÃO
Expressa em % ao ano, a taxa de administração é cobrada diariamente sobre o patrimônio líquido do fundo. Se cobra 2% de adm, a cada dia útil será provisionado 0,008% do fundo. A taxa de administração é paga mensalmente à gestora.

TAXA DE PERFORMANCE
Expressa em % do que excede um índice de referência, o benchmark do fundo, a taxa de performance é provisionada diariamente desde que a rentabilidade seja superior ao índice de referencia. Se o desempenho for inferior e houver performance provisionada, a provisão é reduzida. O recolhimento da performance é definido no regulamento do fundo, e costuma ser semestral ou anual.

VOLATILIDADE
A volatilidade é uma medida estatística de agitação dos ativos financeiros. É calculada usando a raiz do quadrado dos retornos, sendo sempre positiva e crescente junto às oscilações. A volatilidade é usada em diversas distribuições de probabilidade contínuas. Com elas é possível estimar a distribuição futura de preços do ativo. Por isso a volatilidade é usada na precificação de opções, tanto nas equações lineares do modelo black & scholes, quanto nos modelos não-lineares.

BONS INVESTIMENTOS !