Tudo sobre opções – as Gregas e as Estratégias (pt.2)

0
1145

Como ganhar dinheiro operando opções !? Nesse vídeo explicamos sobre as gregas e diferentes estratégias para ganhar dinheiro com opções na bolsa!

As opções são como seguros, pois os payoffs são assimétricos. Em uma opção de compra, por exemplo, os ganhos são ilimitados se o preço da ação ficar acima do preço de exercício da opção no vencimento. Por outro lado, se a ação cair abaixo do preço de exercício, a perda máxima é o valor do prêmio. Caso você já tenha uma posição em um papel e queira montar um seguro, basta comprar opções de venda. Nesse caso, caso a ação caia abaixo do preço de exercício, a sua perda será apenas a queda até o preço de exercício e o prêmio pago pela opção.

O modelo Black-Scholes de precificação de opções assume que as ações tem movimentos aleatórios que seguem uma distribuição normal. No entanto, na realidade as ações não seguem essa distribuição de probabilidade, pois a distribuição dos retornos das ações têm o que chamamos de caudas longas, ou seja, a probabilidade de eventos extremos (subidas ou quedas muito acentuadas) são maiores do que a distribuição normal prevê. Apesar do modelo nascer com esse defeito, muitas informações relativas as opções podem ser derivadas a partir da simplicidade do modelo de Black-Scholes.

Gregas do modelo de Black-Scholes
Intuitivamente sabemos que uma opção de compra (venda) se valoriza (desvaloriza) se a ação sobe e se desvaloriza (valoriza) se o papel cai. Sabemos também que se a ação fica estável, a opção perde valor ao longo do tempo.

Estratégias com opções
Existem basicamente duas formas de operar opções: (1) direcional e (2) não direcional. Operar opções é apostar não somente na direção, mas também na velocidade da variação de preço. Se o preço não se mexer rápido o suficiente, normalmente o theta corroerá os ganhos da operação. Por outro lado, se a ação se mover rapidamente, os ganhos com o delta e o gamma mais do que compensarão a perda do theta.

No post do Jairão explicamos no detalhe as gregas derivadas do modelo de Black-Scholes e as estratégias

BONS INVESTIMENTOS !