Você Conhece Bens que Não Respeitam a Lei da Oferta e Demanda?

0
741

A lei da demanda atesta que a quantidade procurada de um bem será menor se o seu preço for maior (e maior se seu preço for menor). Tal afirmação é intuitiva se pensarmos na maioria dos bens que consumimos.

No entanto, existem casos de bens que subvertem a lei da demanda. Isso ocorre com os bens de Giffen e com os bens de Veblen.

Os bens de Veblen tem mais demanda quando o preço é elevado, e pode ser exemplificado por bens de alto luxo que satisfazem o consumidor justamente por ter um alto preço, ou seja, são símbolo de status.

Já os bens de Giffen são bens de baixa qualidade que são consumidos pois não há outra alternativa. Nesse caso, quanto mais baixo seu preço, menor o consumo.

Para exemplificar, imagine um indivíduo que tem 80 reais para gastar no almoço por semana. Imagine que as opções sejam Marmita (10 reais) e Restaurante (20 reais) e a pessoa tem uma preferência por comer no restaurante.

Ao comer marmita 6 vezes e ir no restaurante 1 vez na semana, o indivíduo gastou os 80 reais.

Imagine que o preço da marmita caia para 5 reais. O indivíduo pode comer marmita 5 vezes na semana e ir no restaurante 2 vezes sem passar do seu orçamento. Repare que a demanda por marmita caiu mesmo com uma redução no preço. Ou seja, nesse exemplo a marmita é um bem de Giffen.

Você consegue pensar se existem bens de Giffen e bens de Veblen na sua cesta de consumo?