Você sabe como as atividades de negócio são classificadas?

0
403

Para fins de divulgação de resultado, é importante entender como as atividades da empresa são classificadas. As atividades são classificas em 3 grupos: (1) atividades operacionais; (2) atividades de investimento e (3) atividades de financiamento.

As atividades operacionais são aquelas que fazem parte do dia a dia de negócios da empresa, como por exemplo a venda de roupas por uma loja de varejo. Os custos incorridos na venda também fazem parte das atividades operacionais.

Abaixo, colocamos a imagem de como a Hering (HGTX3) reporta algumas de suas métricas operacionais. Vale ressaltar que, além dos números do trimestre, a empresa também apresenta uma coluna com o que chamamos de análise horizontal, que mostra a evolução dos números ao longo do tempo (nesse caso, ano contra ano).

Já as atividades de investimento são associadas a aquisição, manutenção e descarte de ativos de longo prazo. No caso da loja de varejo, abertura de novas lojas é considerado investimento, assim como construção de centros de distribuição. Na imagem abaixo, você pode ver o exemplo da Hering, que divulga o investimento (CAPEX) trimestralmente mostrando o quanto foi investido (tanto para manutenção quanto para crescimento do negócio) em TI, lojas, indústria e outros.

As atividades de financiamento são relacionadas a obtenção e ao repagamento de capital. Exemplos incluem créditos bancários e a emissão de ações e debêntures.

Além de afetar o balanço patrimonial (ativos, passivos e patrimônio líquido) e o demonstrativo de resultado, todas essas atividades impactam também no fluxo de caixa da empresa.

Vale destacar que a classificação depende da empresa que está sendo avaliada. Por exemplo, juros recebidos por um banco é parte da operação, enquanto juros recebidos por uma rede de cinemas é considerado uma atividade de financiamento.